Casa de Caras vai receber celebridades em Itapema

Principal publicação voltada para famosos no país, revista terá casa com 1,3 mil metros quadrados e heliponto na Costa Esmeralda

Saraga Schiestl
Florianópolis

Vista do lado de fora, é uma construção como qualquer outra. Cimento, tijolos e um emaranhado de fios. Mas a casa — cinco suítes e piscina com borda infinita de fren­te para o mar — que ganha forma na comunidade do Canto da Praia em Itapema, no Litoral Norte, tem algo a mais. No dia 4 de janeiro ela será inaugurada em uma festa que promete trazer a elite dos artis­tas nacionais e até internacionais. Tanta pompa tem um motivo: o local foi escolhido pela principal revista de celebridades brasileira, a “Caras”, para se tornar um recanto de famosos. Ou melhor, para ser a Casa de Caras, iniciativa inédita em Santa Catarina.

 

Daniel Queiroz/ND
Casa de Caras em Itapema
Área que já foi recanto de pescadores começa a ganhar nova cara em Itapema

 

A execução do projeto está sob responsabilidade da Pasqua­lotto, construtora com 20 anos de história e investimentos em Itapema. O terreno, com 100 metros de frente para o tranqui­lo mar do Canto da Praia, está nas mãos do proprietário, Lin­domar Pasqualotto, há 13 anos. A ideia era aproveitá-lo para ser o refúgio de fim de semana para a família do dono. Na época da compra, existia uma casa no lo­cal, mas ela foi totalmente trans­formada. A obra recomeçou há um ano. Porém, a negociação de cessão de uso por dez anos com a “Caras” foi firmada na semana passada entre o empresário e o diretor de publicidade da revis­ta, Arnaldo Rosa. A estimativa de Pasqualotto é de que sejam in­vestidos R$ 30 milhões em todas as fases, da compra do terreno à escolha dos móveis e decoração de alto padrão programada para a Casa de Caras.

 

A construtora agora corre con­tra o tempo para entragar o imóvel até o dia da grande festa. Operários estão no local de segunda a sába­do para os ajustes finais. Colocam pastilhas na piscina, preparam as estruturas das suítes para receber as gigantescas janelas que permitirão aos hóspedes uma vista espetacular da praia. Em outro canto da cida­de, a marcenaria produz os móveis exclusivos de todos os ambientes. Um pouco mais longe, em Miami (EUA), o proprietário negocia com lojas especializadas as principais tendências em decoração.

Estratégia é projetar toda a região

O jornal Notícias do Dia teve acesso exclusivo ao interior da Casa de Caras e também sobrevoou de helicóptero a região. Os três pavimentos têm cinco suítes, todas com hidromassagem e vista para o mar. No chão, a tecnologia de ponta aparece e dá o tom do que a revista exige: foram instalados sistemas de aquecimento do piso em todos os cômodos. No primeiro andar, a piscina de borda infinita dará impressão – quando cheia – de continuidade com o mar logo à frente. Cozinha, churrasqueira, sauna e academia completam a parte interna. Do lado de fora, o jardim receberá paisagismo e o contato com o mar acontecerá via trapiche, que ainda será construído e permitirá aos convidados de “Caras” passeios de lancha.

“É algo inédito no Estado. Com certeza a casa aumentará o nível de poder aquisitivo dos visitantes da região”, afirma o dono da construtora, Lindomar Pasqualotto. Ele garante que, assim que ficar pronta, a casa será referência em tecnologia e automação. “Tudo será automatizado. Ela terá condições de receber todos os equipamentos de ponta que existem”, enfatiza o empresário, ainda sem dar muitos detalhes do que está por vir. “Com a Casa de Caras, Itapema e Balneário Camboriú serão colocadas no cenário nacional e internacional.”

Os nomes das cidades vizinhas aparecerão sempre juntos na divulgação da Casa de Caras. “Será uma estratégia para divulgar ainda mais a região. Com certeza a vinda da marca para Itapema fará com que a cidade tenha um salto ainda maior de desenvolvimento”, acredita Lindomar.

Ratinho tem casa ali, mas pouco aparece

Vista de cima, a vizinhança da futura Casa de Caras ainda é simples. Ruas de pedra e chão batido, poucos restaurantes e construções que ainda aparecem de forma tímida no meio da vila de pescadores. A única que se destaca é mansão branca do apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Ela é vizinha dos ricos de “Caras”. Mas quem circula na região garante que o apresentador pouco aparece em Itapema. Mestre de obras há 15 anos, Adair Dani Formulo ainda se surpreende com o conceito da casa que ele ajuda a colocar em pé. “Agente fica curioso, né? Não dá pra saber quem vai dormir e aproveitar todo esse espaço que estamos fazendo”, diz o mestre, que em anos de experiência nunca viu uma casa do porte da de Caras.

Alexandre Pires e Neymar são assíduos na cidade

Por ser recente o contrato de uso com a revista de celebridades, pouco se sabe sobre a festa de inauguração. Convidados, menu da noite e música são mistérios. Tudo ainda é sigilo da “Caras”. Nem mesmo o dono da Pasqualotto tem detalhes.

A única certeza que se tem é: das cinco suítes, três são dos convidados da revista e duas do dono da construtora. “Tudo ainda está sendo decidido”, pontua. Mas enquanto os vips da noite da revista ainda não são definidos Itapema começa a se acostumar com a presença de famosos pelas ruas, mesmo fora da temporada de verão.

O cantor Alexandre Pires e o jogador de futebol Neymar são figurinhas carimbadas nas ruas e festas da cidade. Eles são donos de apartamentos em um dos prédios mais luxuosos de Itapema, o Atlantic Paradise Towers. Por lá, são quatro suítes – sendo uma máster, com direito a closet – e estrutura completa de frente para o mar de Meia Praia, a mais movimentada da cidade. Cinco piscinas, cinema e um bistrô exclusivo para os moradores dão o gosto da infraestrutura preparada. Quem quer ter os famosos como vizinhos precisa investir, no mínimo, R$ 2 milhões por uma unidade.

Para o empresário Lindomar Pasqualotto, a evolução de Itapema, nas últimas décadas, se deu pelos investimentos privados. “Parece que o poder público estacionou enquanto a construção e o turismo ergueram o município”, conta, esperançoso com a nova proposta de Plano Diretor, que deve transformar a cidade de forma ordenada. “Queremos que Itapema tenha o mesmo desenvolvimento que a vizinha Balneário Camboriu teve”, define o empresário.

Hoje, garante Lindomar, o público investidor de Itapema é formado por catarinenses, em sua maioria. Perfil que está mudando. Paranaenses, gaúchos, paulistas e mato-grossenses já fazem parte dos compradores. “Mas com a Casa de Caras a procura por pessoas de fora do país certamente vai aumentar”, aposta.

Espaços de luxo

Três endereços chiques

A partir do dia 4 de janeiro, Itapema se unirá a Angra dos Reis (RJ) e Tarrytown, em Nova York (EUA). Nessas cidades estão localizadas, respectivamente, a Casa de Caras, a Ilha de Caras e, por fim, o Castelo de Caras. Os locais são exclusivos da revista e utilizados para festas e realização de entrevistas com famosos escolhidos pela publicação da editora Abril.

Em Santa Catarina, a casa estará aberta para a revista o ano inteiro e o acesso será permitido apenas a convidados.

Ficha técnica da Casa de Caras

Onde: bairro Canto da Praia, em Itapema

Área: 1.300 m² de área construída

Terreno: 100 metros de frente para o mar

Estrutura: heliponto, cinco suítes e trapiche para pequenas embarcações


Publicado em 04/11/13-14:48.